Autor(es): LAURA ELICE DE SOUZA FERREIRA MIRANDA

Palavras-chave: Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical, Seguimento de Regras, Indisciplina, Contexto Escolar

Defendido/Publicado em: 2017-06-19

Orientador(a): Fabiana Fleury Curado

Curso: Psicologia


O presente trabalho apresenta os resultados da revisão bibliográfica no que se refere às contribuições da Análise do Comportamento (AC) sobre a queixa da “indisciplina” ou o não seguimento de regras no contexto escolar. As produções analisadas foram divulgadas entre os anos de 2010 e 2016, considerando-se a premissa de que a indisciplina ou o não seguimento de regras é um problema que dificulta o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, buscou-se, em revistas científicas nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), no Google Acadêmico e em livros, as contribuições da AC para modificar os comportamentos no que concerne ao não seguimento de regras na escola. Durante o processo de revisão bibliográfica, foram encontrados 15 artigos que tratavam das contribuições da AC na educação. Destes, 9 artigos versavam sobre as contribuições da AC referentes ao ensino e a aprendizagem de modo geral; especificamente sobre as contribuições para diminuição de comportamentos que fogem à regra do contexto escolar ou aos comportamentos considerados como “indisciplina” foram localizados 6 artigos, publicados em revistas científicas e dissertações. O controle aversivo é apontado em todos os trabalhos como principal estratégia utilizada pelos professores para o controle disciplinar dos alunos, e os autores não apontaram, em nenhum dos trabalhos analisados, os reforços positivos utilizados. As propostas encontradas na pesquisa para diminuição do comportamento de indisciplina nas intervenções foram: treinamento dos professores para Análise de Contingências, utilização de temas do interesse dos alunos como reforço para a participação nas atividades, uso do Sistema de Economia de Fichas, Jogos Educativos de Tabuleiro e a orientação aos professores sobre a necessidade da consequência imediata frente ao comportamento de não seguimento de regras. Dentre as 06 propostas analisadas duas foram referentes à Análise de Contingência, sendo que: um trabalho não foi efetivo, as autoras apontaram que os professores não identificaram as contingências adequadas para a diminuição do comportamento violento dos alunos. O outro estudo apresentou resultado diferente, mostrou-se ser efetivo para implementação em sala de aula. Os demais tiveram resultados satisfatórios, apontaram para à possibilidade de utilização do reforço positivo de comportamentos alternativos para aumento dos comportamentos desejados, e por conseguinte diminuição de comportamentos que fogem às regras no contexto escolar. Foi verificado ainda que, apenas em um trabalho os professores apresentavam modelos de comportamentos a ser seguido pelos alunos.


Como citar

MIRANDA, L. E. S. F. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E A “INDISCIPLINA” NO CONTEXTO ESCOLAR: Uma revisão bibliográfica das produções entre os anos de 2010 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1127>. Acesso em: 18 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fabiana Fleury Curado (Presidente)
  • Ana Beatriz Dupré Silva
  • Lauriane Moreira

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