Autor(es): MICHELLE SALES ZUKOWSKI

Palavras-chave: Imagem corporal, Percepção corporal, Bullying

Defendido/Publicado em: 2017-06-22

Orientador(a): Pierre Soares Brandão

Coorientador(a): Fabiano Fagundes

Curso: Psicologia


Experiências cotidianas desde o nascimento de uma criança influenciam na formação de sua imagem corporal. Parte das vivências infantis são passadas na escola. Sendo assim, supõe-se que a escola também possua influência na formação da imagem corporal da criança. Dentro das vivências escolares encontramos o conflito entre pares, que já são esperados que ocorram, quando ligados a agressões contínuas gerando prejuízos para uma criança, ele é denominado de bullying. Este estudo visa identificar uma possível relação entre o bullying e a imagem corporal da criança, levantando informações sobre ocorrências escolares. Para tal, realizou-se uma pesquisa aplicada em campo, com natureza quantitativa, objetivo metodológico exploratório e procedimento transversal. Com os principais resultados observou-se que o bullying gera insatisfação com a imagem corporal de seus envolvidos, afetando mais a autoestima dos não envolvidos, observadores e agressores/observadores. A classificação da criança no percentual de gordura influencia no envolvimento com o fenômeno, pois crianças que não possuem o percentual ideal estão mais propensas a se tornarem vítimas. Concluiu-se que o bullying envolve os seus participantes em fatores biopsicossociais causando impacto, na maior parte das vezes negativo, em diversas áreas da vida do sujeito.


Como citar

ZUKOWSKI, M. S. BULLYING E IMAGEM CORPORAL DE CRIANÇAS DE 09 A 13 ANOS EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE PALMAS - TO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1132>. Acesso em: 17 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Pierre Soares Brandão (Presidente)
  • Fabiano Fagundes
  • Irenides Teixeira

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