Autor(es): OLGA RAIZA PEREIRA BORGES
Palavras-chave: Trânsito, Análise do Comportamento, Carteira Nacional de Habilitação, Centro de Formação de Condutores
Defendido/Publicado em: 2017-06-22
Orientador(a): Ana Beatriz Dupré Silva
Curso: Psicologia
No Brasil o número de óbitos por acidente de trânsito tem aumentado consideravelmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última estimativa realizada no ano de 2013 mais de 44 mil pessoas perderam a vida nas estradas e ruas brasileiras. Dentre esse número, estatísticas do DATASUS (2013) apontam que a cidade de Palmas - TO está em 8º lugar entre as 27 capitais no ranking da taxa de mortalidade no trânsito. A OMS apresenta que as causas de acidentes estão quase sempre relacionadas ao fator humano, negligência, imprudência e imperícia. Tendo em vista a importância do condutor para a manutenção de um trânsito seguro, depara-se com um problema: a obtenção da carteira de habilitação para dirigir, especificamente o processo de formação e avaliação aos quais são submetidos tais candidatos. Este trabalho teve como objetivo investigar a metodologia de ensino utilizada nas aulas práticas de um Centro de Formação de Condutores (CFC), durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em Palmas - TO. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e de campo, que ocorreu em um CFC de Palmas – TO. Participaram da pesquisa, duas candidatas à obtenção de CNH e dois instrutores, a partir de suas provas teóricas nas quais foram aprovadas, entrevista semiestruturada inicial e final, e observação direta baseada num roteiro de avaliação a partir dos itens considerados na prova prática denominada Exame de Direção Veicular - EDV. Os dados coletados foram analisados por meio da análise funcional, ou seja, identificando a relação de dependência entre os eventos registrados (CHIESA, 1994, apud NENO, 2003). Pressupõe-se que o comportamento assertivo no trânsito é aprendido no período de formação do condutor, nessa perspectiva, foi possível identificar pontos fortes e fragilidades no processo de formação que possibilitarão mudanças metodológicas, afim de, licenciar para o trânsito cidadãos devidamente preparados.
BORGES, O. R. P. ANÁLISE DAS CONTINGÊNCIAS ENVOLVIDAS NO COMPORTAMENTO DE DIRIGIR DURANTE AS AULAS PRÁTICAS PARA OBTENÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1133>. Acesso em: 22 dez. 2024