Autor(es): PEDRO SOUZA MIRANDA

Palavras-chave: hospital, brincar, processo psicoterapêutico

Defendido/Publicado em: 2017-06-14

Orientador(a): Iran Johnathan Silva Oliveira

Curso: Psicologia


A hospitalização pode ser causadora de prejuízos á condição emocional da criança, pelo fato da mesma estar exposta a um ambiente novo da qual não está preparada e da qual nunca se preparou. O brincar apresenta-se como um recurso para a criança se expressar, simbolizar e elaborar vivências apresentadas neste contexto. Assim, o objetivo desse trabalho é a descrição da importância do brincar na relação psicoterapêutica como recurso de enfrentamento a criança hospitalizada. A pesquisa é de finalidade metodológica básica, abordagem qualitativa, interpretando os fenômenos e atribuindo qualificação aos resultados. O objetivo metodológico será descritivo, apontando familiaridade com o problema e visando torná-lo explícito ou possibilitando a construção de hipóteses. Quanto ao procedimento metodológico a pesquisa será bibliográfica, pois serão utilizados materiais científicos já publicados.
Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma busca avançada e sistematizada das informações nas bases de dados ScientificElectronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e a Biblioteca virtual em saúde (BVS), nos meses de setembro de 2016 a abril de 2017. Para apresentar o tema central desse estudo, buscou-se suporte em estudos experimentais observacionais de revisão. Foram selecionados os arquivos cujos fatores em estudo e desfechos estavam relacionados como o escopo desta revisão e se encontravam dentro dos critérios de busca avançada da pesquisa, limitando a estudos com sujeitos experimentais humanos, com o objetivo de responder o problema da pesquisa: qual finalidade do recurso brincar pelos psicólogos que atuam no contexto hospitalar e qual a importância para a relação psicoterapêutica? A partir desse delineamento, visa por meio desta pesquisa descrever a importância do brincar no processo psicoterapêutico e estimular os estudos no ambiente hospitalar correlacionando com o recurso do brincar para intervenção do psicólogo.


Como citar

O LÚDICO NO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO NO CONTEXTO HOSPITALAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1134>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Iran Johnathan Silva Oliveira (Presidente)
  • Fabiana Fleury Curado
  • Nara Wanda Zamora Hernandez

Arquivos (download)