Autor(es): EDILENE MARIA DA SILVA MARINHO
Palavras-chave: Tratamento, Psicanálise, Bulimia, Psiquiatria, Transtorno Alimentar
Defendido/Publicado em: 2017-12-13
Orientador(a): Adriano Machado Oliveira
Curso: Psicologia
Esta pesquisa consiste na revisão do estado da arte na literatura brasileira sobre bulimia nervosa em periódicos científicos referenciados entre 2006 e 2016 na base eletrônica Scielo. Identificada a partir dos descritores: bulimia nervosa, ato(s) bulímico(s), conduta(s) bulímica(s), transtorno(s) alimentar (es) ou compulsão (ões) alimentar (es). Em especial, esta pesquisa objetivou realizar uma investigação qualitativa sobre como a bulimia nervosa é elucidada pela clínica psicanalítica. Como eixo teórico das discussões realizadas, enfatizaram-se os pensamentos psicanalítico e psiquiátrico. Sendo os autores da Psicanálise Philippe Jeammet (2008) e Busse (2004). Para a Psiquiatria os autores Salsano (2011) e Floresi et.al (2012). Para tanto a pesquisa buscou analisar, no seu plano teórico, as perspectivas atuais sobre a etiologia, as características clínicas, manejo técnico na clínica psicanalítica e a perspectiva atual da bulimia nervosa, quadro clínico, diagnóstico e tratamento na clínica psiquiátrica e, em destaque, a teorização psicanalítica e psiquiátrica do tratamento da bulimia nervosa. Como método de pesquisa, utilizou-se a análise de conteúdo do tipo não apliorístico. Assim, após dedicada análise no material coletado na plataforma Scielo. Baseado como critérios de inclusão os argumentos principais dos autores dos referidos artigos a respeito das características clínicas da bulimia nervosa. Assim como a condução e principais dificuldades apresentadas no tratamento do transtorno alimentar. O presente trabalho trouxe duas categorias de análise a identificar: Características clínicas e Família e abordagem terapêutica dos transtornos alimentares. A análise qualitativa das categorias que surgiram do material coletado evidenciou para uma demanda multifatorial na perspectiva psiquiátrica. No que tange a clínica psicanalítica veio certificar os princípios freudianos que afirmam uma relação simbólica com o alimento e as figuras objetais internalizadas na tenra infância. A discussão dos resultados elucidou de um modo geral que os autores demonstraram interesse em trabalhar o transtorno alimentar em seus aspectos que demandam os fatores individuais, familiares e culturais. Enfatizando a imagem que o indivíduo tem de si e do seu corpo. Trazendo sempre os fatores estéticos, midiáticos e socioeconômicos por exemplo. No que tange a condução e dificuldades no tratamento observou-se a importância da terapia individual e familiar. A importância do papel da família nesse processo de promoção de saúde desse sujeito diagnosticado com transtorno alimentar. Assim como a atuação da equipe multiprofissional que conjugam diversas técnicas para restituir o bem-estar do paciente.
Enfim, a pesquisa apontou para a importância de investigações qualitativas na categoria revisão do estado da arte, sobre bulimia nervosa. Evidenciando fatores relevantes no processo de prevenção e tratamento para esta demanda.
MARINHO, E. M. S. A BULIMIA NERVOSA: uma revisão do estado da arte em periódicos de Psicologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1139>. Acesso em: 13 nov. 2024