Autor(es): GYTHANA DANTAS CIDREIRA MERIGUI

Palavras-chave: Análise do Comportamento, Medicalização na Educação, Relação professor- aluno

Defendido/Publicado em: 2017-12-13

Orientador(a): Ana Beatriz Dupré Silva

Curso: Psicologia


A presente pesquisa propôs uma discussão da temática da medicalização na Educação e, sendo assim, teve por escopo a análise desse fenômeno, a fim de discutir como as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar são vistas numa perspectiva organicista, desconsiderando o contexto. Dessa forma, se constrói uma tendência de patologizar, uniformizar, rotular, criar um padrão de normalidade, a partir da qual o diferente é estigmatizado e excluído de uma sociedade programada para expelir o “doente”. Diferentemente da medicação, a medicalização desempenha um papel de controle das pessoas, tornando-as agentes passivos diante dos diversos questionamentos sobre o processo de “adoecimento” na sociedade pós-moderna. Diante da contextualização, a problemática foi: sob a perspectiva da Análise do Comportamento, quais as possíveis contingências envolvidas e principais impactos da medicalização na educação? O objetivo desta pesquisa foi discutir sobre contingências envolvidas na medicalização da educação e seus impactos sob a perspectiva da Análise do Comportamento. O presente estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica, que permitiu conhecer o que diversos autores já abordaram sobre o assunto. Diante do exposto considerou-se que esta pesquisa contribuiu para uma reflexão na forma de se compreender as dificuldades de aprendizagem de forma ampla e abrangente. Além disso, possibilitou compreender que comportamentos problemáticos deveriam ser modificados e não medicalizados. As análises evidenciaram que a prática da medicalização não resolve problemas relacionados ao contexto e que as intervenções centradas no próprio ambiente escolar e, quando necessário, com psicoterapia, são mais eficazes que procedimentos farmacológicos.


Como citar

Merigui MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1143>. Acesso em: 23 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Ana Beatriz Dupré Silva (Presidente)
  • Iran Johnathan Silva Oliveira
  • Lauriane Moreira

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