Autor(es): MAYELLE BATISTA DA SILVA
Palavras-chave: TDAH, economia de fichas, autocontrole e impulsividade
Defendido/Publicado em: 2017-12-08
Orientador(a): Ana Beatriz Dupré Silva
Curso: Psicologia
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é marcado por uma tríade sintomatológica constituída por comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que trazem prejuízos significativos nos diversos contextos em que o indivíduo está inserido. O objetivo geral do presente estudo foi descrever os efeitos do Sistema de Economia de Fichas sobre o comportamento de autocontrole de crianças diagnosticadas com o TDAH. Tratou-se de uma pesquisa básica, desenvolvida a partir de quatro fases: 1) Teste de preferência; 2) Linha de base; 3) Treino de autocontrole e impulsividade; 4) Tarefa de autocontrole e impulsividade. Os participantes elencaram seus itens preferidos durante o teste de preferência e realizaram tarefas de montagem de quebra-cabeças no computador, tendo possibilidade de escolher quebra-cabeças com menor ou maior quantidade de peças. Estas escolhas foram consequenciadas por diferentes quantidades de fichas, que poderiam ser trocadas pelos itens apresentados no teste de preferência. Os resultados indicaram que o Sistema de Economia de Fichas incentivou a escolha pelo elo autocontrole, composto por quebra-cabeças com maior número de peças, exigindo um alto custo da resposta por parte dos participantes e, concomitantemente, exigiu um período de tempo prolongado executando uma mesma tarefa. Os comportamentos das crianças durante a tarefa de autocontrole e impulsividade foram de encontro aos sintomas do TDAH, uma vez que as características da tarefa demandaram atenção, seguimento de regras, resistência à distração e período prolongado de tempo executando a mesma atividade.
SILVA, M. B. EFEITOS DO SISTEMA DE ECONOMIA DE FICHAS SOBRE O COMPORTAMENTO DE AUTOCONTROLE DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE . 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1151>. Acesso em: 23 dez. 2024