Autor(es): ADYLLA DOURADO DANTAS
Palavras-chave: Infância, Separação Conjugal, Visão Sistêmica
Defendido/Publicado em: 2018-06-18
Orientador(a): Cristina D'Ornellas Filipakis Souza
Curso: Psicologia
A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o processo de separação conjugal pode influenciar no desenvolvimento psicossocial de crianças de 2 a 6 anos e como a perspectiva sistêmica pode contribuir para compreender esse processo. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a separação conjugal e suas consequências no desenvolvimento infantil de crianças de 2 a 6 anos, através de artigos publicados no período de 2007 a 2017. Durante a coleta de dados foi possível selecionar 12 (doze) artigos de acordo com o critério de inclusão, mas 3 (três) destes não estavam relacionados a abordagem que a pesquisa propõe, assim 9 (nove) artigos atenderam ao critério de inclusão do estudo, entre os artigos encontrados no período proposto apresentou-se apenas 1 (um) correspondente a 2007 e 1 (um) a 2008, e os demais entre os anos 2012 a 2016. Destacou-se nos resultados que o meio familiar é relevante no processo de desenvolvimento dos filhos, a medida que a mesma apresenta uma ruptura, como a separação conjugal pode vir a causar consequências nos que fazem parte do sistema. Na análise dos artigos foram identificados os conceitos de alienação parental; rompimento emocional; processo de transmissão geracional.
DANTAS, A. D. SEPARAÇÃO CONJUGAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: uma revisão sistemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1165>. Acesso em: 13 nov. 2024