Autor(es): HELLEN SANTANA LOURENCO
Palavras-chave: aprendizagem fetal, pré-natal, relação mãe/bebê
Defendido/Publicado em: 2018-06-06
Orientador(a): Cristina D'Ornellas Filipakis Souza
Curso: Psicologia
A literatura aponta que a história e a vida de cada indivíduo se inicia bem antes do nascimento e que ainda, no ambiente intrauterino o bebê pode aprender, através dos estímulos e comportamentos da sua mãe e de como ela interage com ele. Acreditou-se por muito tempo que a vida dentro do útero era um período apenas para o desenvolvimento físico do bebê. Mas os estudos da área de desenvolvimento humano mostram que a mãe exerce sobre o seu filho um papel fundamental na constituição da sua personalidade, influenciando os seus pensamentos e sensações e, assim, contribuindo para a sua aprendizagem. Este trabalho buscou investigar, através de Revisão Sistemática, nas bases de dados os Portais de Periódicos SciElo, Bvs-Psi e Google Acadêmico, onde começa a aprendizagem, visando descrever os aspectos da psicologia do desenvolvimento em cada fase do pré-natal e a importância de cada uma para o desenvolvimento humano. Para realização das buscas foi utilizado filtro de ano de publicação de 2010 à 2018, equivalente aos últimos 08 anos, nas bases supracitadas, onde foram selecionados 10 artigos dentre os encontrados, para construção deste trabalho. Através dessa revisão, verificou-se que o feto pode ouvir, ver, entender, tocar, degustar e aprender mesmo que primitivamente no útero e que a relação materna é importante para esse processo. Desse modo, a relação mãe/bebê durante o processo do pré-natal é fundamental, pois, pode contribuir para o futuro da criança no que se refere ao desenvolvimento biopsicossocial.
REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE APRENDIZAGEM FETAL: Onde começa a aprendizagem?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1170>. Acesso em: 22 nov. 2024