Autor(es): VINICIUS SOUZA NASCIMENTO

Palavras-chave: Suicídio, Escola, Comportamento Social, Desamparo Aprendido

Defendido/Publicado em: 2018-06-07

Orientador(a): Lauriane Moreira

Curso: Psicologia


O presente trabalho diz respeito a uma análise filmográfica da série de televisão 13 Reasons Why (Os Treze Porquês, NETFLIX, 2017), abrangendo os possíveis fatores que são vivenciados no contexto escolar que podem ser vistos como disparadores do comportamento suicida. Este estudo possibilitou uma agregação de conhecimentos sobre o suicídio em suas múltiplas vertentes, tendo como foco a teoria do desamparo aprendido de Seligman e Meier (1967). Foi realizada uma análise de cada um dos porquês apresentados por Hannah Baker, personagem principal, no decorrer dos episódios, a partir da ferramenta comportamental análise funcional, esta que tem como foco principal a descrição das contingências envolvidas no comportamento dos organismos. Desta forma, notou-se que o comportamento suicida está atrelado ao comportamento social logo que o processo de estimulações aversivas vivenciadas por Hannah teve sua gênese no contexto escolar e nos seus repertórios comportamentais e habilidades sociais deficitários. Isso evidencia o peso da cultura em situações de suicídio, a partir do que pesquisas relacionadas a métodos interventivos e de prevenção sobre o assunto poderão ser realizadas.


Como citar

CASO HANNAH BAKER E O DESAMPARO APRENDIDO: análise comportamental da série 13 Reasons Why. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1174>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Lauriane Moreira (Presidente)
  • Ana Beatriz Dupré Silva
  • Iran Johnathan Silva Oliveira

Arquivos (download)