Autor(es): ANE DIMINA RUBIN SANTOS
Palavras-chave: Programação, Gamificação, Análise do Comportamento
Defendido/Publicado em: 2018-06-06
Orientador(a): Fabiano Fagundes
Coorientador(a): Jackson Gomes de Souza
Curso: Psicologia
A Gamificação é um recurso utilizado em sistemas computacionais com o intuito de incentivar seus usuários a realizar um volume maior ou específico de interações com o sistema através de elementos, como premiações e bônus, por exemplo, que buscam obter um conjunto esperado de respostas a partir de um conjunto específico de estímulos. A Análise do Comportamento é uma linha técnica da psicologia que dá a possibilidade de observar as respostas das pessoas e determinados estímulos, o que permite vislumbrar a possibilidade de utilizá-la como uma forma de avaliar o processo de Gamificação em um determinado sistema. O Code Live é um ambiente de programação online que utiliza elementos de Gamificação a fim de incentivar seus usuários a realizarem algumas tarefas, o que leva a uma maior interação com o sistema e, consequentemente, uma maior intimidade com a programação. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar as relações existentes entre Análise do Comportamento e Gamificação através da avaliação de como este recurso é utilizado no ambiente de programação Code Live. Para que esse objetivo fosse alcançado foi realizada análise dos elementos de Gamificação do Code Live, buscando entender cada elemento através da Análise do Comportamento usando as Análises de Contingências como principal elemento. A partir das Análises de Contingências conseguimos chegar aos resultados esperados.
SANTOS, A. D. R. UMA VISÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL DA UTILIZAÇÃO DE GAMIFICAÇÃO EM UM AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1175>. Acesso em: 14 nov. 2024