Autor(es): SARA GONCALVES FIGUEIREDO DE SOUSA

Palavras-chave: adolescência, EDUCAÇÃO, Sexualidade

Defendido/Publicado em: 2018-06-14

Orientador(a): LAURIANE DOS SANTOS MOREIRA

Curso: Psicologia


Este trabalho busca compreender a importância de se trabalhar a diversidade sexual em conteúdos acadêmicos em séries do ensino médio. Para isso, foram apresentados alguns aspectos importantes para a análise de dados deste trabalho, são eles: o adolescente no contemporâneo; sexualidade, educação e psicologia e ensino em instituições privadas e diversidade sexual. A adolescência é marcada como uma fase de mudanças internas e externas que estão inseridas no processo biopsicossocial do ser humano. Na instituição educacional como local de formação de saberes e troca de conhecimentos, os professores estabelecem uma ligação na formação da educação básica a partir de suas reflexões e práticas dentro da sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar de que forma a diversidade sexual é abordada em conteúdos acadêmicos em séries do ensino médio. Por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais foi inserida a escola como um local para promover a saúde da criança e do adolescente e a introdução da diversidade sexual na forma de tema transversal. Para uma melhor compreensão de tal importância, foi utilizado o método do Grupo Focal para coleta de dados, esta coleta foi realizada com um grupo de professores do ensino médio, de uma instituição privada de Palmas – TO. O grupo ocorreu em um encontro com duração de 50 minutos e para a análise de dados foi utilizada à análise de discurso. Foi possível concluir que a discussão sobre orientação sexual no contexto escolar é relevante visto que a orientação sexual está incorporada nos PCN?s (Parâmetros Curriculares Nacionais), mas não é abordada de maneira direta pelos educadores, mesmo sabendo da necessidade dessa discussão, os professores não se sentem preparados para tal abordagem.


Como citar

SOUSA, S. G. F. DIVERSIDADE SEXUAL EM CONTEÚDOS ACADÊMICOS NO ENSINO MÉDIO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA DE PALMAS – TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1187>. Acesso em: 21 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • LAURIANE DOS SANTOS MOREIRA (Presidente)
  • Cristina D'Ornellas Filipakis Souza
  • Irenides Teixeira

Arquivos (download)