Autor(es): EVELLY SILVA E SILVA

Palavras-chave: Gênero, Raça, Classe, Constituição Identitária, Interseccionalidade

Defendido/Publicado em: 2018-12-10

Orientador(a): Cristina D'Ornellas Filipakis Souza

Curso: Psicologia


Este trabalho pretendeu discutir a relação entre gênero, raça e classe na constituição identitária de mulheres brancas e negras de Palmas - TO. Para tanto, o estudo se utilizou inicialmente da pesquisa teórica, posto que monta e desvenda quadros teóricos de referência (DEMO, 1987) por meio da leitura de teses, dissertações, artigos e livros com enfoque interseccional, que consiste na compreensão de que as identidades são influenciadas por diversos marcadores sociais, tais como a sexualidade, a raça, a classe e o gênero. Tratou-se de uma pesquisa de campo, aplicada e de caráter qualitativo. Quanto à técnica de coleta de dados utilizada, optou-se pelo grupo focal que propiciou a expressão de sentimentos e opiniões acerca dos aspectos acima supracitados. A análise dos dados e informações foi subsidiada pelo método da Análise do Discurso, sendo sua abordagem, a da Psicologia Discursiva, que entende a linguagem como situada dentro de um contexto social e cultural, e não apenas nas interações (NOGUEIRA, 2008). Como resultado, foi possível observar que as intersecções entre esses marcadores sociais influencia o modo como mulheres brancas e negras se percebem, se comportam e experienciam o mundo, o que revela uma distinção no modo como se constituem essas identidades.


Como citar

SILVA, Evelly Silva e GÊNERO, RAÇA E CLASSE: estudo sobre a constituição identitária de mulheres brancas e negras de Palmas – TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1194>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Cristina D'Ornellas Filipakis Souza (Presidente)
  • Milena Alves de Carvalho Costa
  • Ruth do Prado Cabral

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