Autor(es): LORENA DIAS DE MENEZES
Palavras-chave: Análise do Comportamento, Habilidades Sociais, Desempenho Acadêmico
Defendido/Publicado em: 2018-12-11
Orientador(a): Iran Johnathan Silva Oliveira
Curso: Psicologia
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre o desempenho acadêmico e o
repertório de Habilidades Sociais de uma pessoa universitária por meio das intervenções sobre
os comportamentos-problema, utilizando procedimentos da Análise do Comportamento. O
procedimento utilizado foi o de sujeito único (N=1) e o tipo de delineamento foi o de Com
Condição e Sem Condição Experimental do tipo ABAB seguido de follow-up. Os dados foram
colhidos por meio de uma entrevista para avaliação funcional de O’Neill et al. (1997), traduzida
e adaptada por Oliveira e Britto (2011). A população de estudo da presente pesquisa foram
quatro pessoas, posto que um único indivíduo participou da proposta de intervenção, sendo esse
uma pessoa do sexo feminino, 28 anos à época da coleta de dados, solteira e que estava sendo
acompanhada pelo núcleo de atendimento educacional especializado aos discentes. Os
comportamentos-problema selecionados foram os de (1) tirar dúvidas e (2) interagir com os
pares e superior. Foram realizadas quatro sessões de Linha de Base I e II, seis sessões de
Intervenção I e II e duas sessões na fase de follow-up. As condições utilizadas nas fases de
intervenção, para os dois comportamentos, foi instrução direta e reforço positivo do tipo de
atenção social. Os resultados obtidos certificam a eficácia das condições utilizadas como
satisfatório para a aprendizagem de novas habilidades sociais acadêmicas.
MENEZES, Lorena Dias de AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NAS INABILIDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1199>. Acesso em: 23 dez. 2024