Autor(es): MARIA AIRES GOMES ESTEVAO DE SOUZA
Palavras-chave: Psicologia, relação professor-aluno, Abordagem Clínica, Estágio-Clínico
Defendido/Publicado em: 2018-12-12
Orientador(a): Irenides Teixeira
Curso: Psicologia
O estudo discute o processo de escolha da abordagem clínica dos acadêmicos de psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas-TO, tendo em vista que a prática clínica ainda continua sendo o campo de maior procura para a prática profissional. Dessa forma, constituiu-se um interesse genuíno de pesquisar como se desenvolve o processo de escolha da abordagem clínica feito pelos acadêmicos, tanto para estágio em Ênfase em Processos Clínicos como para o período de pós conclusão de curso. A princípio, buscou-se arcabouço teórico capaz de nortear a construção da pesquisa e do instrumento de coleta de dados. Posteriormente, foi feita a aplicação prática, baseada na etnometodologia, com o uso de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A entrevista foi aplicada entre os meses de setembro e outubro de 2018 com os alunos egressos do curso de psicologia entre os anos de 2015 ao primeiro semestre de 2018. Para a análise dessas entrevistas adotou-se a análise de conteúdo, que possibilitou a criação de categorias de análise das narrativas apresentadas. A pesquisa identificou que o processo de escolha da abordagem clínica se dá de forma extensa, singular, no entanto, observa alguns aspectos em comum partindo da fala dos entrevistados como identificação com o professor, ou disciplina, empatia e facilidade na compreensão dos conteúdos.
SOUZA, M. A. G. E. O PROCESSO DE ESCOLHA DA ABORDAGEM CLÍNICA DOS ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA DO CEULP/ULBRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1200>. Acesso em: 23 dez. 2024