Autor(es): DANITSA DA COSTA LISBOA
Palavras-chave: Habilidades Sociais, Desenvolvimento da criança, competência social, terapia cognitivo-comportamental
Defendido/Publicado em: 2018-12-10
Orientador(a): Izabela Almeida Querido
Curso: Psicologia
A presente pesquisa propôs uma revisão bibliográfica com metodologia sistemática cujo objetivo foi verificar à correlação entre habilidades sociais (HS) da criança, desenvolvimento infantil e possíveis psicopatologias. Percorre ainda fatores de risco e de proteção atrelados à socialização infantil, às práticas parentais e ao contexto de aprendizagem escolar que interfiram no desenvolvimento saudável da criança. Sabe-se que as HS constituem classes específicas de comportamentos aprendidos ao longo do desenvolvimento humano que, quando presentes no repertorio do indivíduo, permitem um ajustamento criativo frente as demandas das situações interpessoais. Tais demandas, no contexto pós-moderno, devido as frequentes mudanças nas contingências sociais, tornam o aprendizado constante e necessário, garantindo assim, a manutenção de um repertório adequado de HS e consequente competência social. Em contraponto, salienta-se que déficits em HS em termos de empatia, expressão de sentimentos e resolução de problemas, com correlatos cognitivos e emocionais como baixa autoestima, crenças disfuncionais e impulsividade podem vir a comprometer fases posteriores do desenvolvimento, o que pode acarretar em problemas de comportamentos, seja por transtornos externalizantes (que se expressam em relação a outras pessoas) ou internalizantes (que se expressam em relação a própria pessoa). A análise da presente pesquisa obteve um resultado satisfatório ao confirmar na literatura existente presença de correlação significativa entre um bom repertório de HS na infância e fatores de proteção ao desenvolvimento saudável da criança. Assim como também reiterou a hipótese de que déficits em HS podem levar à desdobramentos carregados de sofrimento mental em fases subsequentes.
LISBOA, D. C. HABILIDADES SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: uma revisão com enfoque Cognitivo Comportamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1213>. Acesso em: 13 nov. 2024