Autor(es): ANA ALICE FRANCO ALVES

Palavras-chave: Psicologia, Professores, Síndrome de Burnout

Defendido/Publicado em: 2019-06-13

Orientador(a): Ana letícia Covre Odorizzi Marquezan

Curso: Psicologia


O estresse tem sido bastante discutido nos últimos tempos e abrange aspectos que vão além da existência de doenças, envolve as áreas social, familiar, profissional e psicológica considerando que o ser humano carece de um conjunto de situações que contribuem para seu desenvolvimento de forma integral e saudável, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2011). Nesse contexto, entender as situações que comprometem o desempenho profissional dos professores no exercício de suas funções e como o psicólogo pode interferir ajudando-o no processo de tratamento é de fundamental importância, considerando que o plano de cuidado deve ser de acordo com a necessidade de cada indivíduo em tratamento. Diante disso, desenvolver um estudo que permita um melhor entendimento sobre essa problemática por meio da literatura especializada é de fato enriquecedor, visto que amplia o papel social enquanto profissional e contribui com informações relevantes para o tratamento, quando se têm o diagnóstico da Síndrome de Burnout, desencadeado pelo estresse da profissão. Como metodologia, aderiu-se à pesquisa bibliográfica de caráter exploratório a qual foi utilizado 16 artigos das bases de dados SciELO, PePSIC, Bvs-Psi e livros, os quais foram analisados, por meio de ficha síntese. O estudo revelou que se faz necessário maior investimento quanto ao processo de prevenção para o cuidado com a saúde dos professores, bem como no processo de implementação de políticas públicas, onde possa ser discutido os principais problemas que tem dificultado o exercício da profissão docente e assim haja uma conscientização para melhor resolução desses agravos, e consequentemente minimizar as situações que ocasionam o estresse e o adoecimento mental e físico desse profissional. Assim, este trabalho propõe colaborar com o desenvolvimento do conhecimento científico a respeito do tema, o papel da Psicologia junto a professores diagnosticados com Síndrome de Burnout, fornecendo subsídios para novas pesquisas, bem como o desenvolvimento da produção teórica e prática de maneira específica na parte da psicologia.


Como citar

O PAPEL DA PSICOLOGIA JUNTO A PROFESSORES DIAGNOSTICADOS COM SÍNDROME DE BURNOUT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1216>. Acesso em: 13 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Ana letícia Covre Odorizzi Marquezan (Presidente)
  • Iran Johnathan Silva Oliveira
  • Thais Moura Monteiro

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