Autor(es): CANDIDA PEREIRA DA SILVA

Palavras-chave: Suicídio, Pós-modernidade, Rede social

Defendido/Publicado em: 2019-05-28

Orientador(a): Cristina D'Ornellas Filipakis Souza

Curso: Psicologia


O suicídio vem de um histórico de tabus e, na atualidade os fenômenos são difíceis de serem compreendidos de forma imediata, a sociedade vive em um processo acelerado de mudanças, pois a globalização é um fato. Nesse sentido, o século vigente pode estar ou não contribuindo para que essa temática venha a se tornar mais frequente a cada dia. Diante disto, sugere-se que o suicídio pode estar sendo potencializado. Portanto, a contemporaneidade trouxe consigo muitos aspectos que potencializaram o modo de existir das pessoas. Um dos frutos desse século XXI são as redes sociais, que estão presentes no cotidiano e que, de alguma forma, podem ou não estar influenciando os pensamentos suicidas e suas particularidades. Portanto, o objetivo deste trabalho é entender e buscar conhecer esse universo que envolve os pensamentos suicidas e, consequentemente, os percursos que levam os suicidas a publicar nas redes sociais sua ideação, como também os perfis e as causas inerentes a este sujeito. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de finalidade exploratória e sendo uma pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada no Serviço Escola de Psicologia do CEULP/ULBRA – SEPSI. Foram selecionados casos de clientes atendidos entre janeiro de 2015 e junho de 2018 e que tivessem relato de ideação suicida durante os atendimentos. Em resposta ao problema de pesquisa, conclui-se que os fatores que motivam as pessoas a mudar o percurso da ideação suicida de maneira privada para publicização nas redes sociais advém do fato de tê-las inicialmente como uma distração e, diante do que estava sendo explicitado (suicídio e outros), o interesse em publicar foi manifestado. Deste modo, as causas que levaram a publicar a ideação suicida vêm do entendimento de ter um espaço a mais para se comunicar, é na rede social que consegue expressar a maneira como está se sentindo. Vê uma oportunidade de chamar atenção das outras pessoas para aquilo que sente, e entende que através das suas postagens pode ajudar alguém na mesma situação. Portanto, o perfil de quem expõe relaciona-se a de uma pessoa que tem mais facilidade de usar todos os meios de comunicação para sua demanda e que vê na internet a possibilidade para falar como se sente.


Como citar

SILVA, C. P. DO PRIVADO PARA O PÚBLICO: o percurso da ideação suicida nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1217>. Acesso em: 22 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Cristina D'Ornellas Filipakis Souza (Presidente)
  • Fabiano Fagundes
  • LAURIANE DOS SANTOS MOREIRA

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