Autor(es): EDUARDO TADEU DA CRUZ BUSQUETS

Palavras-chave: Complexidade, transdisciplinaridade, sujeito cognoscente, pesquisadorpesquisado

Defendido/Publicado em: 2019-05-30

Orientador(a): Irenides Teixeira

Curso: Psicologia


Esse trabalho de pesquisa buscou refletir acerca do percurso de formação do alunopesquisador,
por meio das experiências com relação à matriz curricular e a dinâmica da
interação professores-alunos do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA, alocado em Palmas
– TO. Incialmente, o texto discutiu a base do pensamento científico positivista, historicista e a
perspectiva marxista como processo investigativo na relação sujeito-objeto. Tendo então,
refletido a respeito das teorias da complexidade e da transdisciplinaridade, em que sujeito
pesquisador-pesquisado integram a mesma pessoa. Em um segundo momento, fez-se o relato
do percurso de formação do pesquisado e os efeitos discursivos percebidos da dinâmica da
relação professores-alunos. Como núcleo central entre várias considerações finais, foi
sintetizado o atravessamento do sujeito pelos conteúdos do objeto e visse versa, ocorrências
essas, apontadas nos relatos dentro da dinâmica do curso, portanto, a psicologia enquanto
disciplina científica não nega essa ocorrência, entretanto, considera técnica e eticamente
necessário o (a) psicólogo (a) se abster o máximo possível dessa situação em prol da boa
psicologia.


Como citar

PERCURSO DE FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO: O PESQUISADOR-PESQUISADO SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1218>. Acesso em: 06 dez. 2025

Banca (avaliadores)

  • Irenides Teixeira (Presidente)
  • Cristina D'Ornellas Filipakis Souza
  • ROSANGELA VELOSO DE FREITAS

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