Autor(es): JUCELIA SOUSA SILVA
Palavras-chave: Maternidade, Redes Sociais, Espetacularização
Defendido/Publicado em: 2019-11-28
Orientador(a): Irenides Teixeira
Curso: Psicologia
O trabalho exposto aborda a espetacularização materna nas redes sociais e quais aspectos podem estar envolvidos nesse processo. Tendo em vista que há uma forte influência, utilização e exposição nos aparatos tecnológicos, bem como a inserção de crianças nesse meio, buscou-se relacionar o uso das redes sociais no percurso da gravidez e maternidade, com o objetivo de identificar a partir das narrativas maternas o impacto dessa relação mediada por imagens na subjetividade do sujeito, principalmente ao publicar narrativas de fórum íntimo na esfera pública (redes sociais) , os fatores psicológicos, e a representação do narcisismo materno nas redes sociais. A priori, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a fim de levantar materiais já publicados sobre a temática. Posteriormente a coleta de dados foi iniciada, utilizando a pesquisa documental de primeira mão (publicações nas redes sociais). Para análise dos resultados foi empregue a abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, descritivo e explicativo. Foram analisadas entre setembro de 2018 a setembro de 2019 as publicações (desde a descoberta da gravidez até o mesversário de 10 e 12 meses dos bebês) de dois perfis maternos (perfil padrão e perfil comercial) nas redes sociais Instagram e Facebook. Os resultados indicaram que há uma espetacularização materna nas redes sociais e essa é permeada por um conjunto de fatores, os quais envolvem o narcisismo materno, cultura material, status, pressão social, capitalismo, e aspectos psicológicos intrínsecos a esse contexto.
SILVA, J. S. A ESPETACULARIZAÇÃO DA MATERNIDADE NAS REDES SOCIAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1263>. Acesso em: 13 nov. 2024