Autor(es): MARIANA RIBEIRO PEREIRA
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, Desenvolvimento humano, Operações concretas, Motivação intrínseca, Motivação extrínseca
Defendido/Publicado em: 2019-12-11
Orientador(a): Ana letícia Covre Odorizzi Marquezan
Curso: Psicologia
A motivação contribui significativamente para o engajamento por parte de um sujeito a alguma atividade ou processo. Ao considerar o desafio enfrentado para promover engajamento por parte de alunos no contexto escolar, o presente trabalho tem como objetivo descrever contextos que influenciam na motivação e no processo de ensino-aprendizagem de crianças no estágio de Operações Concretas, de acordo com a teoria de Piaget. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, abordagem quali-quantitativa, com objeto de estudo exploratório e procedimento de pesquisa por revisão bibliográfica, onde os dados foram coletados por meio de pesquisa nas plataformas Scielo, PePSIC e BVS-PSI, considerando o período de 2014 a 2018 e utilizando como descritores os termos: operações concretas, motivação e ensino-aprendizagem. Os artigos encontrados que obedeceram os critérios de inclusão e exclusão foram catalogados em fichas-sínteses e analisados, chamando atenção para conclusões explícitas a respeito da relação entre motivação, ensino-aprendizagem e autonomia, bem como para a escassez de publicações a respeito dos temas propostos por este trabalho, especialmente abordagens sobre operações concretas, em que o produto das buscas foi nulo. Entende-se, portanto, que a relevância do tema exige maiores investimentos quanto pesquisa e mais espaço para discussões que possam culminar em produção científica norteadora da prática.
PEREIRA, M. R. A MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS ENTRE 07 A 11 ANOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1268>. Acesso em: 23 dez. 2024