Autor(es): NATHALIA QUINTELA NOBRE
Palavras-chave: Psicologia, Gravidez na Adolescência, Atenção Primária
Defendido/Publicado em: 2019-12-03
Orientador(a): Izabela Almeida Querido
Curso: Psicologia
O presente trabalho discute sobre a gestação na adolescência, quais impactos este fenômeno acarreta para a vida da adolescente gestante e sua família e, como a assistência a este público funciona. Esta pesquisa teve como objetivo geral debater como o acompanhamento psicológico vem sendo utilizado pela atenção primária à saúde no pré-natal de gestantes adolescentes. Além dos objetivos específicos que se tratam de levantar informações sobre a gestação na adolescência a partir de estudos já realizados e, identificando o papel do psicólogo no processo de aceitação da gravidez pela adolescente e a família. Refere-se a uma pesquisa pura, de natureza quantitativa e de objetivo metodológico exploratório, tratando-se de uma pesquisa Bibliográfica com metodologia de Revisão Sistemática. Utilizou-se como critérios de inclusão deste estudo, artigos, dissertações e teses disponíveis nas bases de dados BDTD, BVS e SciELO, publicados entre os anos de 2014 a 2019, em idioma Português, com acesso gratuito e disponíveis na íntegra. Foram utilizados também livros contendo capítulos referentes ao tema, sem intervalo de ano de publicação para a sua seleção. Constatou-se, por meio dos resultados desta pesquisa que, as adolescentes com baixa escolaridade e baixo poder aquisitivo são mais propensas a engravidar; a gravidez pode até ser uma variável agravante, mas também pode ser percebida como algo positivo pela adolescente, mas isto varia conforme o apoio recebido, reforçando assim a necessidade de incluir sua família no acompanhamento pré-natal; a puérpera adolescente necessita do suporte dos profissionais de saúde, portanto, estes deverão ser qualificados e capacitados; e as estratégias de intervenções educativas relacionadas a esta temática. Com tudo, espera-se que este estudo contribua para a compreensão do fenômeno da gravidez na adolescência e que este possa vir a ser utilizado por profissionais da educação, da saúde, da assistência e pelas políticas públicas a fim de garantir uma assistência qualificada do pré-natal ao nascimento do bebê. Desta forma, sugere-se que os profissionais de psicologia, bem como acadêmicos desta mesma área, promovam o aprofundamento da produção científica nessa temática, trazendo desdobramentos não só para a prática psicológica, mas também para o âmbito acadêmico, profissional e social.
NOBRE, N. Q. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: uma revisão bibliográfica sistemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1270>. Acesso em: 23 dez. 2024