Autor(es): NAYARA FERREIRA MARQUES
Palavras-chave: Educação inclusiva, Necessidades Adquiridas, Avaliação Adaptada
Defendido/Publicado em: 2019-12-12
Orientador(a): Ana Beatriz Dupré Silva
Curso: Psicologia
Atualmente o número de pessoas com necessidades especiais vem crescendo dentro das
instituições de ensino, o que é considerado como avanço. De acordo com o MEC (2005), as
instituições educacionais precisam estar preparadas para receber esses alunos considerando as
necessidades especiais de cada um, processo esse nomeado como educação inclusiva. Diante
da importância da inclusão em ambientes educacionais, foi realizada uma pesquisa delineada
como estudo de caso com um aluno do ensino superior de uma instituição de ensino particular
da cidade de Palmas-TO. A pesquisa objetivou descrever uma avaliação pedagógica adaptada
com fotografias para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um aluno com
necessidades especiais adquiridas. Durante a pesquisa foram levantados dados sobre as
competências e habilidades apresentadas pelo participante, assim como também as
dificuldades, com o objetivo de se verificar por meio da vivência acompanhada, a
funcionalidade da avaliação adaptada com fotografias para o ensino superior. Os resultados
levantados avaliam a proposta de avaliação adaptada como funcional para o participante, no
entanto existem pontuações para que a avaliação seja replicada posteriormente.
AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA ADAPTADA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) II DE UM ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR COM NECESSIDADES ESPECIAIS ADQUIRIDAS: um estudo de caso.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1271>. Acesso em: 22 nov. 2024