Autor(es): SAINARA DA SILVA
Palavras-chave: Aleitamento materno. Amamentação. Desmame. Saúde da criança
Defendido/Publicado em: 2019-12-12
Orientador(a): Marcia Pessoa de Sousa Noronha
Coorientador(a): Evelini Franco Haramatsu
Curso: Enfermagem
O desmame precoce pode ser definido pela introdução de outros leites que não seja o materno e complementos alimentares antes da criança completar os seis meses de vida. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo: Compreender de acordo com as evidências científicas os fatores determinantes do desmame precoce, analisar os fatores que influenciam essa prática; descrever a importância do leite materno no desenvolvimento do bebê e enfatizar o papel do enfermeiro para evitar o desmame precoce de acordo com literatura. Trata-se de um estudo bibliográfico narrativo e descritivo, cuja amostra foi fixada em 19 artigos que contemplaram os critérios de inclusão e exclusão. O estudo evidenciou a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida para a saúde da criança e da mãe sendo o ato de amamentar a primeira ação benéfica e saudável que a mãe proporciona a seu filho para melhor desenvolvimento em todas as etapas da vida da criança. Ao finalizar concluímos que existem alguns fatores que interferem na prática do aleitamento materno, dentre os mais citados nas literaturas são: fatores sociais, culturais e biológicos.
Ainda evidenciamos que se faz necessário a implementação de ações que possibilite índices significativos do aleitamento materno exclusivo, juntamente, com políticas públicas voltadas para o incentivo a amamentação o que implica também em profissionais preparados para realizar as orientações adequada desde o pré-natal desmistificando os sentimentos de ansiedade, aflição, apreensão das gestantes e trabalhando suas expectativas.
SILVA, S. OS FATORES DETERMINANTES DO DESMAME PRECOCE: revisão de literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1296>. Acesso em: 14 nov. 2024