Autor(es): Silas Silva Corrêa
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Recursos Tecnológicos, Processo Ensino-Aprendizagem.
Defendido/Publicado em: 2019-12-12
Orientador(a): Tatyanni Peixoto Rodrigues
Coorientador(a): Jussara Dias Queiroz Brito
Curso: Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
No processo ensino-aprendizagem a motivação deve estar presente em todos os momentos. A presença das metodologias ativas no processo de ensino remonta a uma aprendizagem significativa que favoreça a formação de pessoas com personalidade interrogativa, flexível, crítica, capaz de enfrentar incertezas e ambiguidades e de construir novos significados que possibilitem o enfrentamento de mudanças, num processo de busca chamado de aprender a aprender. Aos recursos que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos indivíduos, sendo um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes no ensino ou em outras áreas. Nesse sentido este estudo teve como objetivos: Avaliar a perspectiva dos alunos em relação ao uso de tecnologias que facilita seu desempenho acadêmico; identificar iniciativas de produção e implementação de instrumentos didáticos que facilita o processo ensino-aprendizagem; analisar o conhecimento sobre metodologias ativas e recursos tecnológicos disponíveis. Trata-se de uma revisão bibliográfica, narrativa, cuja amostra foi fixada em 10 artigos que contemplaram os critérios de inclusão e exclusão. Acredita-se, portanto, que, para produzir os resultados pretendidos, se faz necessário, ao docente, compreender a metodologia utilizada de tal forma que sua escolha traduza uma concepção clara daquilo que intenciona obter como resultado. Dessa forma, possibilita-se, também, a autonomia dos estudantes e uma nova cultura alicerçada na atualização e em um currículo flexível, de modo que ambos possam refletir sobre suas condutas e contribuir para o desenvolvimento de um melhor ensino-aprendizagem.
Silas Silva Corrêa METODOLOGIAS ATIVAS: o uso de recursos tecnológicos no auxílio do processo ensino-aprendizagem no curso de enfermagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1299>. Acesso em: 23 dez. 2024