Autor(es): Djonathas Carneiro Cardoso

Palavras-chave: Programação, Jogo, Gamificação, JLive

Defendido/Publicado em: 2015-06-26

Orientador(a): Jackson Gomes de Souza

Curso: Sistemas de Informação


O presente trabalho busca transformar um então ambiente virtual de programação
chamado JLive 2 em um ambiente gamificado e colaborativo. Intitulado Code Live,
este projeto aplica conceitos e elementos da gamificação juntamente com o uso do
universo da saga Star Wars como metáfora, para transformar o ambiente do JLive 2
em um sistema gamificado. O Code Live é composto por desafios, que são enunciados
de problemas do cotidiano onde a missão do jogador é solucioná-los utilizando seus
conhecimentos básicos de programação. Ao vencer os desafios os jogadores têm
como recompensa ganho de pontos de experiência e de moeda do jogo.


Como citar

CARDOSO, D. C. CODE LIVE: Gamificação de um ambiente virtual de programação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2015. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/147>. Acesso em: 20 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fabiano Fagundes
  • Parcilene Fernandes de Brito

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