Autor(es): ANA CLARA ROHDEN NEGRI
Palavras-chave: Concreto Leve, Estudo comparativo, Propriedades mecânicas
Defendido/Publicado em: 2019-11-25
Orientador(a): Roldão Pimentel de Araújo Junior
Curso: Engenharia Civil
Com os avanços na construção civil e o aumento significativo de estruturas mais esbeltas, se faz necessário o desenvolvimento de estudos com inovações no uso dos materiais, por exemplo, para obtenção de estruturas mais leves. Sendo o concreto hoje, um dos materiais mais utilizado nas edificações, surgiu a ideia de executá-lo com agregados diferentes, procurando obter concreto leves, buscando obter resultados para melhorar o custo-benefício das obras e que atendam às necessidades de cada uso.
Em vista disso, esse trabalho evidencia as divergências e semelhanças entre o concreto convencional, constituído com agregados tradicionais: areia e brita, e concretos denominados leves, confeccionados com diferentes proporções de poliestireno expandido (EPS) e vermiculita expandida. Ou seja, essa pesquisa analisa os resultados das propriedades mecânicas e físicas de corpos-de-prova com composições diferentes. Os ensaios para a obtenção desses resultados foram efetuados em diferentes idades, 7 e 28 dias, com quatro diferentes composições de concreto, sendo um traço referência (sem substituições) e três traços substituindo os agregados em diferentes proporções: 10%, 30% e 100%. Sendo o seixo britado substituído por EPS (agregado graúdo) e a areia por vermiculita expandida (agregado miúdo).
Os resultados atingidos nos ensaios com os concretos leves apresentaram significativas variações nas massas especificas, nas consistências e nas resistências quando comparadas ao concreto convencional. Como por exemplo, consequentemente com o acréscimo de agregados leves, ocorreu uma redução nas resistências. Sendo assim, os traços com substituições de 30 % e 100%, descartados para exercer função estrutural, porém, com resultados satisfatórios para serem aplicados em diversas formas nas construções.
Ana Clara Rohden Negri ESTUDO COMPARATIVO: análise das propriedades de um concreto convencional e concretos leves composto com EPS em flocos e vermiculita expandida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1547>. Acesso em: 23 nov. 2024