Autor(es): FLAVIO RENNAN DE ARAUJO SOARES SOUSA
Palavras-chave: Dimensionamento, Pavimento Estrutural, Tráfego, Flexível, Rígido
Defendido/Publicado em: 2019-11-14
Orientador(a): Edivaldo Alves dos Santos
Curso: Engenharia Civil
O objetivo do presente projeto é demonstrar a viabilidade da execução de um pavimento estrutural em um trecho da Avenida LO – 12, na cidade de Palmas - TO, utilizando-se de pesquisas e análises do solo existente do trecho da Avenida NS – 15. A via escolhida para a pesquisa é utilizada como pista de trânsito para veículos de carga que precisam atravessar a cidade de Palmas, já que a avenida em comento possui tráfego significativo de veículos comerciais. O projeto tem por finalidade demonstrar o tipo de pavimento ideal para o trecho da Avenida LO – 12, por meio do dimensionamento das camadas do pavimento, comparando a viabilidade técnica de implantação entre o método flexível do DNER e o método rígido do PCA/1984. Com a obtenção dos dados geotécnicos da região estudada, foi realizado o dimensionamento das camadas do pavimento e a conclusão em relação as determinações fixadas ao longo do projeto demonstrou a viabilidade da implantação de um pavimento estrutural nessa via, que foi o método flexível do DNER, pois o custo de implantação para este caso foi muito menor em relação ao método rígido do PCA/1984.
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO ESTRUTURAL NO TRECHO DA AVENIDA LO - 12 NA CIDADE DE PALMAS - TO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1556>. Acesso em: 22 nov. 2024