Autor(es): KAROLINE RIBEIRO DE OLIVEIRA

Palavras-chave: CBR, DNIT, mecanísticos-empíricos, AASHTO

Defendido/Publicado em: 2019-11-13

Orientador(a): Fernando Moreno Suarte Júnior

Curso: Engenharia Civil


O Brasil como um país rodoviário, necessita muito de suas rodovias, no entanto, atualmente o país faz uso para dimensionamento de pavimentos de um método desenvolvido em 1966 e atualizado em 1981, pelo Engenheiro Murilo Souza do extinto DNER. Método este que seu principal fundamento de dimensionamento está no CBR, baseando-se no método empírico. Desta forma, juntamente à crescente frota do país e com o surgimento de alguns trabalhos de cunho mecanístico-empírico, este trabalho tem como objetivos, fazer a análise de um pavimento por meio do Método do DNIT e do uso do da planilha através da ferramenta Excel desenvolvido por alunos do Instituto de Pós-Graduação IPOG. Da mesma forma, foi utilizado também outra planilha do Excel, pelo método AASHTO desenvolvida pelo Consultor Internacional de Infraestrutura de Transporte no Banco Interamericano de Desenvolvimento, Eng. Pablo Del Aguila, bem como a determinação da espessura da camada de revestimento necessária para atender as solicitações impostas aos pavimentos por meio dos métodos mecanísticos-empíricos.


Como citar

Karoline Ribeiro ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS EM UM TRECHO: Método empírico do DNIT e o método da AASHTO.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1589>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fernando Moreno Suarte Júnior (Presidente)
  • Edivaldo Alves dos Santos
  • Euzir Pinto Chagas

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