Autor(es): THIAGO MILHOMEM ALMEIDA
Palavras-chave: Dimensionamento, CBR, pavimentação, custo, DNIT, Resiliência, Comparação, Método
Defendido/Publicado em: 2019-11-11
Orientador(a): Fernando Moreno Suarte Júnior
Curso: Engenharia Civil
A pavimentação, seja urbana ou rural, é uma importante obra para o desenvolvimento de um país, principalmente o Brasil, que faz das rodovias o seu principal meio de transporte. Em um projeto de pavimentação, é de grande importância a seleção dos materiais a serem utilizados na obra e um dimensionamento tecnicamente exequível, que tenha capacidade de absorção das cargas solicitantes, mas que também seja tecnicamente viável, visto que obras de pavimentação tem um custo relativamente alto. Dessa forma, esse trabalho foi desenvolvido para determinar o método de dimensionamento de pavimento flexível, reconhecido pelo DNIT, que tenha as propriedades de absorver os esforços atuantes, mas que apresente um menor custo de implantação. Então, com o auxílio de dados fornecidos pelo DNIT, foi elaborado dois dimensionamentos de pavimento flexível, utilizando metodologias diferentes (método da resiliência e do CBR) para um mesmo trecho da BR-153, compreendido entre as cidades de Oliveira de Fátima e Crixás do Tocantins, com 45,43 Km de extensão, priorizando a otimização e exequibilidade no projeto e, posteriormente, feito um orçamento comparativo, determinando o método que apresenta menor custo. Para esse estudo, constatou-se que o método da resiliência respondeu melhor ao quesito custo.
ALMEIDA, T. M. ESTUDO COMPARATIVO TÉCNICO-FINANCEIRO PARA DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL NO TRECHO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE OLIVEIRA DE FÁTIMA E CRIXÁS DO TOCANTINS NA BR-153. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1630>. Acesso em: 13 nov. 2024