Autor(es): LOHANE MICHELLE ALBUQUERQUE MOURA

Palavras-chave: Pavimento Intertravado, Escoamento superficial, Pavimento Convencional

Defendido/Publicado em: 2019-11-13

Orientador(a): Denis Cardoso Parente

Curso: Engenharia Civil


Nas áreas urbanas, nos deparamos com a crescente de ocupação e impermeabilização dos lotes aliada à falta de planejamento ambiental, tem como resultado o aumento considerável de áreas impermeáveis como, por exemplo: telhados, ruas, estacionamentos e outros, os quais trazem a consequência deste fato é a ocorrência indesejada de problemas de desconforto urbano como as enchentes, o aumento da temperatura, o efeito estufa, e a degradação das águas pluviais, dentre outros. O pavimento intertravado surge neste contexto com o intuito de atenuar os efeitos causados pelas chuvas e resgatar as condições de infiltração próximas a do solo natural. Para a avaliação da eficiência do dispositivo de infiltração foi utilizado o modelo matemático do Método Racional, que visa quantificar as vazões máximas geradas por pavimento em um determinado período de retorno. O estudo consistiu nas simulações de chuvas do Estacionamento do CEULP/ULBRA na quadra 1501 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado, no Plano Diretor Sul, Palmas - TO, foram avaliados dois tipos de superfícies: asfalto convencional e o intertravado. Analisando os resultados obtidos percebe-se que o que apresentou melhor desempenho no amortecimento das vazões máximas foi o pavimento intertravado, com uma redução de aproximadamente 25% do escoamento superficial em relação ao asfalto convencional. Foi dimensionamento uma trincheira de infiltração no pavimento existente o (asfáltico), para comparar o custo de implantação da trincheira e o pavimento intertravado. Ao término dos estudos foi possível concluir que é mais viável implantar a trincheira de infiltração no pavimento existente, por causa do custo elevado da implantação do pavimento intertravado.


Como citar

TÉCNICA COMPENSATÓRIA DE DRENAGEM URBANA SURPERFICIAL UTILIZANDO PAVIMENTO INTERTRAVADO COMO DIPOSITIVO DE REDUÇÃO DE VAZÃO: CASO PRATICO REALIZADO NO ESTACIONAMENTO CEULP/ULBRA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1640>. Acesso em: 17 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Denis Cardoso Parente (Presidente)
  • Carlos Spartacus da Silva Oliveira
  • Murilo de Pádua Marcolini

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