Autor(es): ERICA SOUZA TAVARES
Palavras-chave: EPS, Desempenho Térmico, inércia térmica
Defendido/Publicado em: 2019-05-23
Orientador(a): Hider Cordeiro de Morais
Curso: Engenharia Civil
Neste trabalho, verificou –se o desempenho térmico entre o bloco de vedação cerâmico e o bloco de concreto leve com EPS na cidade de Palmas, cujo clima é classificado como tropical úmido. O objetivo da pesquisa foi analisar as propriedades físicas do bloco de concreto leve produzido e fazer um estudo comparativo do desempenho térmico entre o bloco cerâmico e o bloco de concreto leve com EPS através da construção de células tipo. Foi realizado ensaio de resistência a compressão nos blocos de concreto leve segundo as normas da ABNT para blocos de vedação e os resultados obtidos encontram-se dentro dos parâmetros definidos em norma.
O desempenho térmico foi analisado com auxílio do equipamento sensirion que mediu as temperaturas dos protótipos a cada 10 minutos, com estes dados em mãos verificou-se que o protótipo construído com bloco de concreto leve obteve temperaturas amenas no período da manhã e tarde, já no período noturno as temperaturas se mostraram maiores em relação ao bloco cerâmico. Isso pode ter ocorrido em virtude da inércia térmica baixa, onde ocorre o retardamento de transferência de calor do ambiente externo para o ambiente interno. As umidades internas do protótipo com EPS apresentou valores menores em relação ao protótipo cerâmico em razão das propriedades do materiais.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TERMICO ENTRE O BLOCO DE VEDAÇÃO CERÂMICO E O BLOCO DE CONCRETO LEVE (EPS) EM PALMAS –TO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1671>. Acesso em: 13 nov. 2024