Autor(es): MATEUS DOS SANTOS BATISTA

Palavras-chave: Palmas., Arte, Ensino, Periferia

Defendido/Publicado em: 2020-07-21

Orientador(a): Adriana Dias

Curso: Arquitetura e Urbanismo


A carência no ensino de arte em zonas de periferia é um problema que possui
abrangência nacional. Em Palmas, TO existem bairros, como, Aurenys, Taquari,
Santa Barbara e adjacentes, que são áreas com bastante adensamento
populacional, com falta de equipamentos voltados para o saber artístico. Tendo em
vista que conhecer a arte, proporciona diversos benefícios, como, construir o senso
crítico, possibilitar a desinibição e a consciência corporal. O presente trabalho
desenvolve um anteprojeto de uma Escola de Belas Artes para essa área
desfavorecida na cidade. Com um programa de necessidades desenvolvido, de
forma que, atenda, afim de solucionar as demandas para o ensino das linguagens
artísticas, assim como, promova espaços inclusivos e diversos para entretenimento
e convívio da população. O projeto se baseia em conceitos de sustentabilidade,
como, uso de materiais de energia renovável e reciclável, que não agridam de forma
ativa o meio ambiente. Assim, propõe-se um espaço que possibilite formação social
desses cidadãos, acesso à arte e cultura, integração e inclusão social, além de
fomento da economia local.


Como citar

BATISTA, M. S. ESCOLA DE BELAS ARTES PARA A REGIÃO SUL DE PALMAS: UMA PROPOSTA PARA ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1714>. Acesso em: 23 dez. 2024