Autor(es): LUIZ TADEU BORSOI JUNIOR

Palavras-chave: Impacto Ambiental, Solos, erosão, Ferrovia

Defendido/Publicado em: 2019-05-29

Orientador(a): Jacqueline Henrique

Curso: Engenharia Civil


Obras da construção civil provocam grandes impactos ambientais pois causam alterações na estrutura do solo. Processos de erosão ligados à implantação de sistemas de transportes são uma das principais problemáticas e podem ocorrer ao longo da via como também fora dela, em jazidas exploradas, caixas de empréstimo, dentre outros. Este estudo tem por objetivo identificar e avaliar processos erosivos dentro da faixa de domínio do empreendimento ferroviário, responsável pela manutenção da ferrovia Norte-Sul no estado do Tocantins, trecho Porto Nacional-TO. Trata-se de um estudo de caso que foi desenvolvido através de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e, pesquisa bibliográfica por meio de busca sistematizada da literatura nas bases de dados Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Periódicos CAPES. O trabalho foi desenvolvido através da coleta de informações in loco, por meio da identificação visual, ensaios, medições e registro fotográfico dos processos erosivos ao longo da linha férrea, em Porto Nacional – TO. Identificou-se os processos erosivos, os motivos, os agentes causadores e em seguida determinado as ações mitigadoras.


Como citar

JUNIOR, L. T. B. IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROCESSOS EROSIVOS OBSERVADOS AO LONGO DA LINHA FÉRREA NORTE-SUL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1746>. Acesso em: 22 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Jacqueline Henrique (Presidente)
  • Kenia Parente Lopes Mendonça
  • Michele Ribeiro Ramos

Arquivos (download)