Autor(es): PEDRO HENRIQUE MESSIAS SANTOS
Palavras-chave: Capacidade de carga, Karl Terzaghi, fundações superficiais, ensaio de sondagem, ensaio SPT, Métodos teóricos e semi-empíricos
Defendido/Publicado em: 2015-11-13
Orientador(a): Edivaldo Alves dos Santos
Curso: Engenharia Civil
A determinação da capacidade de carga do solo é de extrema importância para o projeto de fundações rasas ou superficiais, pois é por intermédio da tensão de ruptura (sr) que determinamos a taxa de trabalho do solo ou tensão admissível do solo (ss), a qual define as dimensões da base das fundações rasas de maneira a conferir segurança contra a ruptura do solo e minimizar os recalques sofridos pelas mesmas, este trabalho tem como objetivo determinar a capacidade de carga do solo como subsídio ao projeto de fundação, a partir da metodologia proposta por Karl Terzaghi.
A literatura técnica disponibiliza que a capacidade de carga de fundações superficiais pode ser estimada por métodos teóricos, como o método de Terzaghi, e também por métodos semi-empíricos baseados em ensaios de campo como o SPT, buscando verificar a aplicação dos mesmos e até mesmo definir qual se identifica mais com o solo do local deste estudo.
As simulações das capacidades de carga foram analisadas em pontos distantes aproximadamente 10km, por se tratar de uma de transmissão. Os resultados obtidos pelo método de Terzaghi se mostraram numericamente equilibrados, quando comparado com os resultados obtidos a partir do SPT, em função da característica do solo em cada local de estudo.
SANTOS, P. H. M. ANÁLISE DA CAPACIDADE DE CARGA DO SOLO COMO SUBSÍDIO AO PROJETO DE FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2015. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1801>. Acesso em: 14 nov. 2024