Autor(es): MAURICIO BARCELOS RUAS
Palavras-chave: vazão de projeto, Projeto, Barragem de terra, Estudos hidrológicos
Defendido/Publicado em: 2015-11-07
Orientador(a): Edivaldo Alves dos Santos
Curso: Engenharia Civil
Um projeto nada mais é do que um desenho gráfico da estrutura a ser construída, feita atualmente por meio de programas específicos. Nele estão contidos os detalhamentos, cortes, dimensões, nome do proprietário da obra, do projetista, da obra, as escalas de medidas do desenho, etc., ou seja, nos projetos possuem todas as propriedades gráficas e informações que auxiliam na execução, no controle, entre outras atividades da obra. E nas barragens de terra o assunto não é diferente, é preciso trabalhar com projetos.
Barragens de terra são estruturas que existem há muito tempo atrás e que podem ser definidas como estruturas que utilizam o peso próprio para resistir aos esforços que á estabiliza e aos que tendem a desestabiliza-las. Essas construções são geralmente feitas com material argiloso ou enrocamento, que quando compactados, adquirem uma resistência á forças tangenciais e normais, e também á passagem da água.
Para a realização deste trabalho foi necessário determinar os aspectos hidrológicos, geotécnicos e os elementos da barragem, além de um ponto para estudo.
A cota máxima obtida para a vazão máxima de projeto foi de 10,788 m. Por meio desse resultado pode-se afirmar que a cota de inundação, pegando como base a seção transversal, é a 245. A altura total da barragem é de 14,0 m, onde foi somada a altura máxima da lamina de água do reservatório com o comprimento da folga.
Ruas, Maurício Barcelos ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO PARA PROJETO DE BARRAGEM DE TERRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2015. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1845>. Acesso em: 14 nov. 2024