Autor(es): DORATH JULIANA DE GOES SOUZA

Palavras-chave: Dimensionamento, Pontes, Superestrutura, Cargas móveis

Defendido/Publicado em: 2015-11-04

Orientador(a): Daniel Iglesias de Carvalho

Curso: Engenharia Civil


As pontes integram-se à paisagem urbana. Devido ao rápido crescimento populacional e a uma maneira fácil de locomoção nos grandes centros ou em locais onde seja difícil o acesso. Têm como objetivo, transpor um obstáculo para estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. A estrutura de uma ponte pode ser dividida em superestrutura, mesoestrutura e infraestrutura. A superestrutura é o conjunto de elementos estruturais, como as lajes e vigas. Este trabalho tem o objetivo de analisar as alterações nos esforços solicitantes, assim como, nas áreas de aço dos elementos estruturais da superestrutura de uma ponte rodoviária em concreto armado, obtidas pelo dimensionamento para dois tipos de cargas móveis. Para que não ocorra a necessidade de ter que reforçar futuramente esta estrutura devido a essa mudança de carga, é importante conhecer, na fase da elaboração de um projeto estrutural de pontes, a diferença entre projetos que atendam a situação presente do tráfego e outros que possam atender a uma carga superior, já se pensando numa situação futura. Este trabalho apresenta os acréscimos obtidos nas áreas de aço das armaduras de flexão e cisalhamento das vigas e lajes, devido a alteração das cargas móveis de uma ponte de classe 30 para a uma de classe 45.


Como citar

SOUZA, D. J. G. ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES OBTIDAS NA SUPERESTRUTURA DE UMA PONTE EM CONCRETO ARMADO DEVIDO A MUDANÇA DAS CARGAS MÓVEIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2015. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1860>. Acesso em: 22 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Daniel Iglesias de Carvalho (Presidente)
  • Denis Cardoso Parente
  • Roldão Pimentel de Araújo Junior

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