Autor(es): NATALIA DE SOUSA CORREA
Palavras-chave: Patologias, Pavimento asfáltico, Levantamento Visual Contínuo.
Defendido/Publicado em: 2020-06-06
Orientador(a): Fernando Moreno Suarte Júnior
Curso: Engenharia Civil
O presente trabalho tem o objetivo principal de avaliar, classificar e propor possíveis soluções as patologias superficiais do pavimento flexível asfáltico da BR-153, no perímetro urbano de Alvorada-TO. A rodovia federal é responsável por umas das principais ligações do meio-norte do Brasil, com a região geoeconômica centro-sul do país, sua criação deu-se na década 50 e conta em todo seu percurso, com revestimento em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Durante a realização do projeto foi realizado uma inspeção em campo, onde foi feito a inspeção tátil-visual e diagnóstico com intuito de detectar as patologias e classificá-las. Em seguida realizou o levantamento visual contínuo (LVC) a fim de identificar as manifestações patologias presentes na via e assim determinar o nível da condição atual do pavimento. Posteriormente realizou a avaliação da flecha na trilha de roda a fim de coletar valores das flechas contidas no trecho, principalmente próximo as rótulas. Disposto a aprofundar nas possíveis causas das patologias, houve a coleta de dados do volume médio diário (VMD) para saber se o VMD de projeto estava apto para o uso atual da rodovia. Através do LVC foi possível conhecer o estado de superfície dos trechos, assim, do ‘Ponto 1 ao Ponto 6’, 11% estão com o estado atual em conceito ótimo, 67% como bom e 22% classificados como regular. No trecho ‘Ponto 6 ao Ponto 1’, apresentou 33% em ótimo estado, 56% estão em bom estado e 11% com conceito regular. Por meio dos ensaios, observou-se que o perfil existente atende aos requisitos mínimos estabelecidos pelo DNIT. Ao realizar a avaliação das deflexões na trilha de roda, notou-se que as flechas coletadas no primeiro sentido do Ponto 1 ao Ponto 6, apresentaram as maiores frequências e maiores valores de deflexões ao longo do percurso. Constatou-se que este trecho é o mais solicitado, em virtude do maior fluxo usual Sul-Norte. Ao comparar o VMD de projeto fornecido pelo DNIT-TO, com dados de coletas reais, obtidos no site do próprio DNIT, concluiu-se que o VMD de projeto atende a atual solicitação de fluxo da via.
Natália Sousa ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DO PAVIMENTO ASFÁLTICO NA BR-153, NO PERÍMETRO URBANO DE ALVORADA-TO.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1883>. Acesso em: 23 dez. 2024