Autor(es): LETICIA SOARES GOMES
Palavras-chave: População em Situação de Rua, Casa Acolhida, Paraíso do To-cantins- TO
Defendido/Publicado em: 2021-07-14
Orientador(a): Juliana Fernandes Cunha
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Esta pesquisa trata-se sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade, e a forma como estas ocupam as ruas e espaços públicos, visando entender as causas pelas quais foram parar nessa situação e o porquê permanecem nela, e através disto pos-sibilitar a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de uma Casa de Acolhida para Moradores em Situação de Rua.
A proposta surgiu a partir da constatação da quantidade de moradores que precisam de apoio e ajuda necessária, e a falta de uma casa de acolhimento na cidade. Para isso, foi realizada a fundamentação teórica baseada em pesquisas bibliográficas, além de análises de estudos de casos a fim de pontuar pontos positivos e negativos acerca do assunto. Através dos estudos compreende-se que a grande maioria está nas ruas por falta de um abrigo para acolherem, e por isto este trabalho irá propor uma arqui-tetura inclusiva, visando abraçar essa causa e ajudar os moradores a se reinserir na sociedade. Assim, foi possível traçar um programa de necessidades que atenda ao perfil desses moradores, bem como suas necessidades, além de um estudo acerca do terreno em que o projeto em questão será implantado, para saber as melhores condições de implantação, e por fim, as diretrizes que deverão ser cumpridas para se propor esse equipamento.
CASA DE ACOLHIDA CORAÇÃO SOLIDÁRIO: UMA CASA PARA MORADORES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NA CIDADE DE PARAÍSO DO TOCANTINS-TO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1919>. Acesso em: 23 dez. 2024