Autor(es): JAKELINE FREITAS DA SILVA OLIVEIRA MENDONCA
Palavras-chave: nascidos vivos, prematuridade, anomalia congênita
Defendido/Publicado em: 2020-12-08
Orientador(a): Ruth Bernardes de Lima Pereira
Curso: Enfermagem
A prematuridade ocorre em mais de um em cada dez nascimentos, sendo a principal causa de morbidade e mortalidade entre RN, com cerca de 1,1 milhão de óbitos por ano no mundo. Dessas mortes, a maioria poderia ser prevenida com cuidados básicos e intervenções de baixo custo (BRASIL,2016).
Os objetivos do estudo, descrever o perfil dos RN vivos prematuros nos anos de 2014 a 2018 em Palmas – TO., analisar as taxas de prematuridades anuais em Palmas- To no período do estudo, descrever as características relacionadas à gestação, como tipo de parto e do RN nascidos prematuros e Identificar presença de má formação ou deformidades congênitas.Trata-se de um estudo transversal epidemiológico, do tipo descritivo, quantitativo, tendo como base os dados provenientes do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC). A coleta de dados foi realizada de Agosto a Novembro de 2020. A amostra para este estudo foram nascidos vivos residentes em Palmas-TO, entre os anos de 2014 a 2018. Disponíveis na base de dados do SINASC/ DATASUS l. Assim totalizando 25.731 nascidos vivos prematuros residentes em Palmas. Os resultados apontam para um bom acesso a saúde.
Jake ANÁLISE DE PREMATURIDADE DE 2014 - 2018 EM PALMAS – TO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2051>. Acesso em: 23 dez. 2024