Autor(es): BIANKA AZEVEDO MORAIS

Palavras-chave: adolescência, Relacionamentos Interpessoais, Grupo Operativo

Defendido/Publicado em: 2020-06-08

Orientador(a): ROSANGELA VELOSO DE FREITAS

Curso: Psicologia


Esta pesquisa pretendeu promover uma discussão e reflexão sobre a experiência de participação dos adolescentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO) campus Palmas em um grupo operativo na escola, intervenção realizada pelos acadêmicos de
Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP) na disciplina Intervenção em Grupos. O estudo se realizou em primeiro momento pela pesquisa exploratória que tem por objetivo proporcionar uma visão ampliada sobre um determinado assunto. Para tanto, utilizou-se de leitura de artigos, teses e livros no período de agosto a outubro com o enfoque voltado para os temas sobre a fase de desenvolvimento adolescência, com foco nos relacionamentos interpessoais, grupo operativo sobre a perspectiva de Enrique Pichon-
Rivière. Tratou-se de pesquisa aplicada em campo, com abordagem qualitativa, de caráter exploratória e descritiva. De modo que a técnica de coleta de dados utilizada, optou-se pelo método do grupo focal que proporciona ampla possibilidade dos participantes expressarem
suas opiniões, conhecimentos e sentimentos sobre determinado tema. A análise dos dados foi subsidiada pelo método da Análise de Conteúdo, na qual se constitui como um conjunto de técnicas tendo como objetivo analisar a comunicação dos indivíduos. Desse modo as análises foram feitas usando os discursos dos participantes, sendo classificados em categorias tais como: Conviver em grupo, ser adolescente nos grupos nos quais estão inseridos, grupo
operativo na escola e contribuições decorrentes da intervenção grupal, para posteriormente serem discutidas com o aporte teórico. Por fim, foi possível verificar que os objetivos descritos nesta pesquisa foram alcançados, por meio das narrativas dos participantes
identificou-se que o grupo operativo no contexto escolar é visto como uma ferramenta útil de intervenção com adolescentes, visto que, proporcionou o aprimoramento de seus relacionamentos interpessoais.


Como citar

GRUPO OPERATIVO NA ESCOLA COMO FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2116>. Acesso em: 22 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • ROSANGELA VELOSO DE FREITAS (Presidente)
  • Ana Letícia Covre Odorozzi
  • SONIELSON LUCIANO DE SOUSA

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