Autor(es): PALOMA PEREIRA GOMES
Palavras-chave: Enfermeiro, Educação em saúde, Estratégia em Saúde da Família
Defendido/Publicado em: 2020-12-10
Orientador(a): Jussara Dias Queiroz Brito
Curso: Enfermagem
Introdução: A educação em saúde é um processo educativo de construção de
conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população. Sendo o
processo de educação em saúde que se inicia a partir de princípios críticos e
reflexivos, com sua metodologia baseada em diálogo, incentivando a população a ser
protagonista dessa ação e oferecendo ao indivíduo uma autonomia no processo de
saúde. Objetivo Geral: Descrever o papel do enfermeiro no processo de
transformação em educação em saúde na perspectiva da estratégia saúde da família
segundo a literatura vigente. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura,
através do método descritivo, a coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de
2020 através de busca nas bases de dados: SCIELO; REDALYC e Manuais do
Ministério da Saúde do período de 2010 a 2020. Resultados e Discussão:
Inicialmente foram encontrados 1766 artigos e materiais científicos na base de dados,
após aplicar critérios de inclusão e exclusão, a amostra foi composta por 31 materiais
técnicos e/ou científicos distribuídos em 3 artigos do portal REDALYC, 19 SCIELO e
mais 9 publicações distribuídos em Portarias, Teses, livros e cadernos do Ministério
da Saúde. Conclusão: Conclui-se que uma melhor atuação e efetividade dos
objetivos proposto no estudo é preciso que a equipe de saúde conheça as limitações
no que diz respeito a prática educativa em saúde e buscar alternativas para superálas
como prática realizada como alicerce e orientação de toda a atenção primaria a
saúde.
GOMES, P. P. PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: uma revisão da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2184>. Acesso em: 23 dez. 2024