Autor(es): POLIANA LOPES GARCIA
Palavras-chave: Evasão Universitária, Determinantes da evasão, Permanência no Ensino Superior
Defendido/Publicado em: 2020-07-13
Orientador(a): ROSANGELA VELOSO DE FREITAS
Curso: Psicologia
Esta pesquisa lança-se à compreensão dos determinantes da evasão universitária. A evasão universitária é uma realidade em todas as instituições de ensino superior no Brasil, sejam elas públicas ou privadas, e tal fenômeno acadêmico é de origem multifatorial, pode apresentar causas de cunho financeiro, pessoal, interpessoal, de infraestrutura e desempenho acadêmico. Por apresentar elevada taxa de ocorrência no ensino superior, passou a se configurar como uma questão social e institucional, justificando a implementação de políticas públicas e sociais para evitar esse abandono estudantil nos cursos de graduação. A pesquisa tem como objetivo promover uma discussão acerca da evasão universitária e identificar fenômenos
determinantes para esta ocorrência. Refere-se a uma pesquisa pura, de natureza qualitativa, com objetivo metodológico exploratório e descritivo. Quanto ao procedimento, é uma pesquisa bibliográfica com metodologia de revisão sistemática. Para atingir o objetivo da
pesquisa foram utilizados artigos, dissertações e teses disponíveis nas bases de dados, Readalyc e Periódicos CAPES publicados entre os anos de 2015 a 2019, em idioma Português, com acessos gratuitos e disponíveis na íntegra. Os resultados revelam que os principais determinantes dessa evasão são desempenho acadêmico, dificuldades financeiras, pessoal, escolha profissional, dificuldade de adaptação, infraestrutura e interpessoal.
GARCIA, P. L. DETERMINANTES DA EVASÃO UNIVERSITÁRIA: uma revisão bibliográfica sistemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2189>. Acesso em: 22 nov. 2024