Autor(es): BRENO LEONARDO LOPES ARAUJO
Palavras-chave: adolescência, Bullying, Grupo Operativo
Defendido/Publicado em: 2020-11-27
Orientador(a): Ana letícia Covre Odorizzi Marquezan
Curso: Psicologia
Atualmente, a violência constitui um fenômeno multifacetado de grande recorrência. Entre suas inúmeras manifestações, há a violência escolar, onde o bullying emerge como um dos principais mecanismos de agressão e afirmação sobre o outro. Diante disso, o presente trabalho possui como objetivo discutir os grupos operativos como estratégia de intervenção frente ao bullying escolar, tendo como base publicações científicas a respeito do tema disponibilizadas entre 2011 a 2020. A pesquisa foi pensada considerando os dados alarmantes de prevalência do fenômeno no contexto educacional brasileiro (SILVA et. al, 2018). Diante disso, inicialmente, discussões teóricas foram levantadas para a construção de um referencial sobre bullying e grupos operativos. Se trata de uma pesquisa pura, cujo procedimento metodológico consistiu em uma revisão sistemática da literatura, de natureza quanti-qualitativa e objetivo descritivo. Para a composição da amostra, artigos e dissertações foram acessados em três plataformas virtuais de pesquisa: SciELO, BVS-Psi e PePSIC, e posteriormente selecionados, filtrados e comparados entre si qualitativa e quantitativamente. 17 textos foram analisados, e os resultados apontaram que não há, na literatura, publicações que contemplem o problema do bullying em face à técnica de grupos operativos. Sendo assim, a pesquisa contribuiu com uma perspectiva inicial a respeito desses dois fenômenos, um como objeto de estudo e o outro como possível instrumento ou ferramenta de trabalho.
Breno Leonardo Lopes Araújo Grupos operativos como medida de intervenção frente ao Bullying escolar: uma revisão sistemática da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2199>. Acesso em: 23 dez. 2024