Autor(es): GEOVANNA TAVARES BARROS
Palavras-chave:
Defendido/Publicado em: 2020-12-16
Orientador(a): Tássia Silvana Borges
Curso: Odontologia
Barros, Geovanna Tavares. Atendimento odontológico para pacientes com Transtorno do Espectro Autista em Odontopediatria. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Odontologia, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2020.
Pacientes com necessidades especiais (PNE) são indivíduos que apresentam condições simples ou complexas e de etiologias diversas, o que requer uma abordagem especial e um protocolo específico. Frente a um considerável número de pessoas acometidas com Transtorno do Espectro Autista, o cirurgião dentista deve estar capacitado para realizar técnicas de manejo e cuidados singulares. O presente estudo pretendeu auxiliar os profissionais da saúde bucal a identificar as características desses pacientes e as técnicas adequadas para realização desses atendimentos. Para tal, foi realizado uma revisão bibliográfica que abordasse os temas propostos para esse auxílio, que foi realizada no período de 12 meses, do primeiro semestre de 2020 ao segundo semestre deste mesmo ano (2020/1 a 2020/2). Na estratégia de busca sobre o tema, foram utilizados os bancos de dados online Pubmed, Scielo e Google Acadêmico como literatura cinza. Foram utilizados os descritores controlados em ciências da saúde(DeCS): criança, transtorno autista, dentista. Considera-se que ao final desta pesquisa, as informações obtidas neste trabalho possibilitem que o tratamento desses pacientes seja cada vez mais eficaz e humanizado. Os cruzamentos de descritores permitiram a obtenção de um total de 62 artigos, após a leitura na íntegra e análise dos artigos previamente selecionados, obedecendo aos critérios de inclusão, obteve-se uma amostra final de 16 artigos. De acordo com as evidências encontradas pode-se concluir que o manejo odontológico para crianças com TEA requer, de fato, um atendimento individualizado e uma compreensão aprofundada do perfil comportamental desses pacientes, englobando diversas técnicas. Portanto, é fundamental que haja uma equipe multidisciplinar que devem trabalhar em conjunto para alertar e informar os pais/responsáveis acerca da importância da saúde oral e do quanto a mesma influencia a saúde geral do paciente.
BARROS, G. T. ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTES COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA EM ODONTOPEDIATRIA . 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2223>. Acesso em: 28 dez. 2024