Autor(es): ELIAS RIBEIRO DE SOUZA JUNIOR

Palavras-chave: Endodontia, Resistência à fratura, Acesso minimamente invasivo

Defendido/Publicado em: 2020-12-17

Orientador(a): Diana Leão Rodrigues Frota

Curso: Odontologia


SOUZA JÚNIOR, Elias Ribeiro de. ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À FRATURA DE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE: REVISÃO DE LITERATURA. 2020. F 27. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Curso de Odontologia, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2020.
A dentina é um dos principais componentes que gera resistência a estrutura do dente e sua remoção exagerada durante processos do tratamento endodôntico, seja ela por meio do acesso a câmara pulpar, modelagem radicular ou mesmo de forma iatrogênica, associada às falhas na restauração coronária, faz com que haja perda de resistência estrutural e forças oclusais podendo levar a um maior risco à fratura em dentes tratados endodonticamente. O presente estudo objetivou por meio de uma revisão de literatura, analisar a resistência à fratura de dentes tratados endodonticamente. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados banco de dados como Pubmed (Publicações Médicas), Google acadêmico e também a Biblioteca do Centro Universitário de Palmas abordando o tema proposto em dois idiomas: português e inglês. Respectivamente aos portais mencionados encontrou-se 1.155 artigos, porém, somente 24 artigos foram utilizados, 616 artigos foram encontrados, porém, utilizando apenas 1 artigo, todos seguindo os critérios de exclusão e inclusão. Obtendo-se uma amostra de final de 25 artigos inseridos no trabalho. Conclui-se que o tratamento endodôntico é uma alternativa de conservação do elemento dental, possibilitando que o mesmo exerça função e estética, respeitando todos os processos de execução e conservadorismo aliada a técnicas inovadoras de menor desgaste dentinário e preservação da anatomia do canal não gera enfraquecimento do dente.


Como citar

JUNIOR, E. R. S. ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À FRATURA DE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE: REVISÃO DE LITERATURA . 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2225>. Acesso em: 25 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Diana Leão Rodrigues Frota (Presidente)
  • Eduardo Fernandes Marques

Arquivos (download)