Autor(es): CELIO ALVES GUEDES JUNIOR
Palavras-chave: Odontologia, marketing, Gestão
Defendido/Publicado em: 2020-12-17
Orientador(a): Tássia Silvana Borges
Curso: Odontologia
GUEDES, Célio Alves Junior. MARKETING E GESTÃO DE CONSULTÓRIO- Uma abordagem voltada para Odontologia. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Odontologia, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2020.
O presente trabalho tem por objetivo discutir, através de uma revisão bibliográfica que são aquelas que se valem de publicações científicas em periódicos, livros, anais de congressos etc., não se dedicando à coleta de dados in natura, porém não configurando em uma simples transcrição de ideias a aplicação do marketing e gestão de empresas na odontologia. A área odontológica no Brasil é competitiva e apresenta muitos desafios para os cirurgiões dentistas se estabelecerem no mercado, pois estes, em sua grande maioria, não estão aptos a realizar a gestão de seus consultórios por falta de conhecimento técnico. Os conceitos de marketing têm sido citados constantemente, e esta revisão da literatura mostra que as formas de marketing odontológico são as mais variadas possíveis, bem como são citados conceitos como o anúncio, a publicidade e a propaganda em odontologia que são ferramentas importantes para enfrentar um mercado de trabalho com um número cada vez maior de profissionais. O trabalho conclui que um planejamento bem organizado e uma aplicação efetiva do marketing e gestão na área odontológica pode impulsionar um consultório dental comum a atingir o status de empreendimento bem sucedido e estabilizado no mercado de trabalho.
JUNIOR, C. A. G. MARKETING E GESTÃO DE CONSULTÓRIO Uma abordagem voltada para Odontologia . 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2226>. Acesso em: 13 nov. 2024