Autor(es): YURE GABRIEL FERREIRA ALVES

Palavras-chave: Qualidade de Vida, Má oclusão, tratamento ortodôntico

Defendido/Publicado em: 2020-12-23

Orientador(a): Igor Fonseca dos Santos

Curso: Odontologia


ALVES, Yure Gabriel Ferreira. Etiologia da má oclusão e sua relação com a qualidade de vida. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Curso de Odontologia, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2020.


As más oclusões ocupam a terceira posição na escala de prioridades e de problemas de saúde bucal no Brasil podendo ser causadas por padrões neuromusculares atípicos determinados por hábitos deletérios, modificando a posição dos dentes e promovendo alterações no Sistema Estomatognático. Essas forças podem ser fisiológicas, emocionais ou aprendidas e os danos serão determinados pela frequência, intensidade, duração e tipo de objeto utilizado, bem como, a idade do sujeito na época de instalação dos hábitos. Com isso o conceito de qualidade de vida relacionada à saúde bucal surgiu na literatura ortodôntica para explicar a variabilidade profissionalmente determinada e a necessidade determinada pelo paciente de tratamento ortodôntico. O conceito de qualidade de vida relacionada à saúde bucal é um resultado relatado pelo paciente avaliado por questionários para medir o impacto psicológico da dentição. Mais precisamente, o conceito de qualidade de vida relacionada à saúde bucal é a interação entre variáveis bucais de saúde, como status funcional biológico e fisiológico, bem como atributos pessoais como função, funcionamento social e psicológico, que representam a percepção multidimensional e individual da saúde. Desta forma, descreve o padrão da oralidade e tecidos relacionados que permitem que um indivíduo coma, fale, socialize, sem doença ativa, sem desconforto ou constrangimento e que contribui para o bem-estar geral. O aspecto estético dos dentes pode afetar seriamente a adaptação de um indivíduo à vida, exercendo papel importante na sua interação social, embora o grau da má oclusão possa ser meramente uma condição sem maiores consequências para um certo indivíduo, mas possa ser um problema grave para outro. E com base nos estudos pesquisados foi possível verificar que a má oclusão interfere sim na qualidade de vida dos indivíduos.


Como citar

ALVES, Y. G. F. ETIOLOGIA DA MÁ OCLUSÃO E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2230>. Acesso em: 04 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Igor Fonseca dos Santos (Presidente)
  • Christiane Colombo dos Santos
  • Eduardo Fernandes Marques

Arquivos (download)