Autor(es): ISADORA RODRIGUES CORTES
Palavras-chave: Trabalho Docente, Precarização do trabalho, Professor
Defendido/Publicado em: 2021-07-08
Orientador(a): Thais Moura Monteiro
Curso: Psicologia
O trabalho docente vem sendo marcado por grandes transformações relacionadas à precarização e à intensificação do trabalho. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o cenário das produções científicas acerca da precarização do trabalho docente no Brasil nos últimos cinco (5) anos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, em formato de revisão sistemática em que os estudos foram pesquisados nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Ao final, chegou-se ao resultado de 860 estudos, dos quais 26 foram selecionados a partir dos critérios de exclusão e inclusão estabelecidos pela pesquisadora para este estudo. Os principais resultados apontaram que as mais recorrentes situações que promovem a precarização do trabalho docente foram a falta de recursos adequados, a desvalorização, intensificação do
trabalho, falta de reconhecimento, baixos salários, exigência por eficácia e eficiência. Além disso, aspectos que implicam na saúde física e mental, e que provocam desgaste, sofrimento, propiciando doenças somáticas, psíquicas ou psicossomáticas. Conclui-se
que é necessário que mais pesquisas sejam feitas em relação à precarização do trabalhador docente, especialmente na região Norte, trazendo desdobramentos não somente para a psicologia, como também no âmbito acadêmico, profissional e social.
CORTES, I. R. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: uma revisão sistemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2244>. Acesso em: 23 dez. 2024