Autor(es): THAYNARA RODRIGUES PRIMO
Palavras-chave: Atenção Básica em Saúde, Trabalho em equipe, Práticas Colaborativas, Educação Interprofissional, Atenção Primária em Saúde
Defendido/Publicado em: 2020-12-10
Orientador(a): Jussara Dias Queiroz Brito
Curso: Enfermagem
INTRODUÇÃO: Educação Interprofissional começou a ganhar visibilidade em todo o mundo,
seu propósito consiste em unir membros de duas ou mais profissões para aprender em conjunto,
de forma interativa. A experiência da prática colaborativa entre os profissionais da saúde
oportuniza a construção de um espaço rico para o desenvolvimento de atitudes, habilidades e
conhecimentos indispensáveis para o trabalho interprofissional efetivo. OBJETIVO GERAL:
Compreender por meio de revisão literatura a Educação Interprofissional e Práticas
Colaborativas no centrada no paciente. JUSTIFICATIVA: A pesquisa propõe aprofundar a
temática, apresentando o conceito e os benefícios que esse tipo de educação oferece para a
população. Em geral faz-se necessário a integração dos profissionais em equipes
interdisciplinares e multiprofissional para uma compreensão mais abrangente dos problemas de
saúde e intervenções mais efetivas em prol da reorientação do modelo assistencial.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo de revisão de literatura. A pesquisa foi
realizada via aparelho eletrônico (celular e notebook) na base de dados LILACS; CAPES;
SciELO; BDENF e MEDLINE; para o refinamento dos artigos foram considerados como
critérios de inclusão: período de 2010 a 2020. Foram considerados como critérios de inclusão:
Textos disponíveis gratuitamente; Artigos publicados e indexados nos referidos bancos de
dados desde 2010 a 2020; Materiais relacionados ao tema. Critérios de exclusão: materiais sem
data de publicação; sem autoria; que não correspondem ao tema. RESULTADOS E
DISCUSSÃO: Inicialmente foram encontrados 92 artigos na base de dados SCIELO, 120 no
LILACS, 292 no CAPES, 20 no BDENF, 16 no MEDLINE, após aplicar critérios de inclusão
e exclusão, a amostra foi fixada em 63 estudos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar de
importantes inciativas relacionadas à EIP, o atual modelo de formação ainda continua pautado
em disciplinas, em saberes específicos e fragmentados, o que caracteriza como a principal
barreira para introdução dessa prática, tendo em vista a necessidade de profissionais preparados
para o trabalho em equipe, contraditório ao modelo de formação predominante.
THAYNARA RODRIGUES PRIMO EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL × PRÁTICAS COLABORATIVAS: uma revisão de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2275>. Acesso em: 23 nov. 2024